GIOVANA FREGAPANI

Friday, March 24, 2006

Rádio Digital ainda é um sonho no Brasil

A evolução da rádio digital ainda é insignificante no Brasil, pois faltam investimentos para o setor. Somente as operadoras de telecomunicações estão em processo de planejamento estratégico para ampliação de atuação, pois já utilizam tecnologia digital que lhes permite o triple play com a transmissão de voz, dados e imagem.

Para que seja adotada a radiodifusão sonora digital no Brasil, a ANATEL conduz um planejamento com duas linhas de ação. A primeira, utilizando a faixa de freqüência da tecnologia analógica, na qual haveria melhoria da qualidade do som na faixa de AM, mas pequena melhoria na faixa de FM; e a segunda usando novas faixas de freqüências, requerendo além do uso da Banda L, um minucioso estudo de viabilidade e coordenação de freqüências.

Os debates sobre o tema estão restritos a um grupo de radiodifusores que se dispôs a testar o sistema, com apoio da Anatel. “Não podemos adotar um sistema que no futuro gerará impactos para a radiodifusão. Precisamos esperar os resultados dos testes, para que possamos definir o caminho a ser seguido”, declarou o Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da agência, Ara Apkar Minassian, na última reunião do Conselho de Comunicação Social,ocorrida dia 06 de março.
Enquanto esperamos pela Rádio Digital, vamos aproveitar a tecnologia do Ipod.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home